terça-feira, 26 de abril de 2011

REPORTAGEM DO Blog A vida segue Ourinhos....

Meu sobrinho lindo ;D


Miguel nasceu guerreiro e é a alegria da família


Quando um casal espera um filho e lhe perguntam se preferem menino ou menina, a resposta é quase automática, “tanto faz o importante é nascer com saúde e perfeito”, mas as coisas não acontecem sempre assim, no caso de Karem e Guga chegou o Miguel provando que o importante é  ter nascido guerreiro , sobrevivido ao parto pré-maturo e hoje ser a alegria da família.
A vida segue – Ourinhos: A gravidez Miguel foi surpresa pra vocês?
Karem : A gravidez foi planejada, estávamos casados há dois anos, eu já tinha 27  e achamos que era a horar, parei com o anticoncepcional e logo tivemos o resultado, fiz pré-natal como deveria, segui a risca as recomendações médicas.
A vida segue – Ourinhos: Nos exames de ultrassonografias o bebê já apresentava algum problema?
Karem: Não, somente no quinto mês descobrimos que eu tinha placenta prévia, fiquei internada duas vezes e no sétimo mês fui para o hospital pela terceira vez com sangramento corríamos risco de vida, tanto o bebê quanto eu, então o médico fez a cesariana. O Miguel nasceu com 1.605kg ficou 39 dias internado para ganhar peso.
A vida segue- Ourinhos:  Quando vocês começaram a perceber que o Miguel tinha nascido com deficiência?
Karem: Quando ele estava com cinco meses começamos a perceber que seu desenvolvimento era lento, procuramos a pediatra que nos indicou que procurássemos o posto de saúde para que ele recebesse atendimentos de Terapia ocupacional e fisioterapia. No posto de saúde a fisioterapeuta nos orientou para que procurássemos ajuda na AADC em São Paulo, fizemos a inscrição e ficamos esperando a chamada, enquanto isso ele começou a frequentar a  APAE.
A vida segue – Ourinhos: Quem diagnosticou a paralisia cerebral no Miguel?
Karem: Até levá-lo na AACD nenhum médico afirmava que ele tivesse paralisia cerebral, quando ele começou a frequentar a APAE eu passei a observar as crianças que tinham o mesmo comportamento dele e cheguei á conclusão que seria esse o problema,  lá na AACD confirmaram quando ele tinha um ano e quatro meses.
A vida segue- Ourinhos: Vocês tiveram um choque quando souberam que Miguel era uma pessoa com deficiência?
Karem: Não porque nós já vínhamos percebendo com a convivência, tivemos tempo para nos acostumar com a ideia, no meu caso que já tenho uma irmã com Síndrome de Down sabia que uma criança com deficiência requer muita dedicação e que eu teria que parar de trabalhar e passar a viver mais em função dele, pelo menos nos primeiros anos, isso foi muito difícil para mim.
A vida segue- Ourinhos: E para você Guga, como foi ter um filho diferente?
Guga: Eu também vinha percebendo então não foi um baque como se tivesse acordado de um sonho de ter um filho perfeito, mas é o todo dia,  um dia por vez, não paro muito para pensar nisso porque ainda fico revoltado, penso no porquê isso com meu filho, então vejo que o que podemos fazer é tentar proporcionar uma qualidade de vida melhor pra ele. Um dia a avó da minha mulher me disse que eu era o homem de casa e que teria que ser forte por causa da Karem. Achei tão estranho ter que ser forte, pois chorar e fechar a cara não iria adiantar, tínhamos que encarar.
A vida segue- Ourinhos: Nesses momentos de revolta você faz comparações?
Guga: Sim, sempre comparamos em alguns momentos, ás vezes olhamos pro carro do vizinho, ou pro olhos azuis do outro e nós não temos, da mesma forma quando o Miguel estava internado na UTI comentava com a Karem que muitas mães que passavam por nós com filhos perfeitos se drogavam, bebiam, fumavam durante a gravidez e ela tinha feito tudo certinho; médico, pré-natal, não bebia, não se drogava,  nem fumava e estávamos passando por aquilo, não me conformava.
Karem: As perguntas mais frequentes que os médicos faziam eram se eu me drogava ou bebia, porque nos casos como o do nosso filho, os mais frequentes eram de mães assim, aí eu pensava, “puxa, eu fiz tudo certinho, foi uma gravidez sonhada e programada”, aí ficava difícil aceitar.
A vida segue- Ourinhos: Você ainda tem vontade de chorar?
Guga: Ixi! Claro que tenho! Mas depois eu olho pro Miguel, uma criança linda, muitas crianças que vemos têm deformações por causa da deficiência e ele não, pelo contrário, chama a atenção por onde passamos, as pessoas param elogiam e eu agradeço a Deus porque assim ele é mais aceito, sofre menos preconceito.
A vida segue- Ourinhos:- Antes de ter o Miguel vocês notavam a presença de outras crianças com deficiência na sociedade.
Guga: Não, sempre comento com a Karem que antes do Miguel frequentar a APAE nós não víamos muitas crianças com deficiência, principalmente no centro da cidade, achamos um absurdo porque elas são crianças como outra qualquer, têm vontade de passear, brincar, jogar bola e ele então tem até demais, temos que proporcionar a ele tudo isso e jamais passou por nossas cabeças em escondê-lo ou trancarmos em casa.
A vida segue Ourinhos:- O fato de Miguel ser uma criança com deficiência uniu mais o casal?
Karem- Sim.
Guga- Sim é como tudo na vida, damos valor quando as coisas são mais difíceis.
A vida segue Ourinhos:- Para encerrarmos nossa conversa deixem uma mensagem.
Karem: O que temos a dizer que assim como todas, as crianças com deficiência têm direitos de ir á escola, festas ou simples passeio na casa do resto da família e que temos que fazer a nossa parte, não podemos esperar somente das entidades que elas frequentam.
Guga:-O preconceito está ligado a ignorância, deixar a criança trancada em casa é torná-la vitima dos próprios pais, você pode achar que está protegendo agora de gozações ou algo parecido, mas daqui cinco ou dez anos você vai ter criado alguém mais indefeso ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário